O que é Personal Organizer?
Personal organizer é o termo inglês para profissional de organização, e surgiu nos EUA, na década de 80. No Brasil, essa atividade começou a se desenvolver há cerca de 14 anos, mas ainda não é uma profissão reconhecida.
Essas profissionais, geralmente, possuem uma formação acadêmica diversa, principalmente na área da saúde – nutricionistas, biólogas, fisioterapeutas – ou administrativas – administradoras, advogadas, arquitetas, decoradoras, secretárias, publicitárias, profissionais de marketing e vendas, etc.
De forma simples, ela é uma especialista que transforma a vida dos clientes, deixando tudo em ordem de maneira inteligente — ou seja, deixa os objetos fáceis de achar e ocupando o mínimo espaço.
Onde atua a Personal Organizer?
Embora muitas pessoas achem que a Personal organizer apenas arruma guarda-roupas, é preciso dizer que os serviços que essa profissional oferecem são bem amplos. Segmentos onde ela pode atuar:
- Organizaçāo Digital
- Organizaçāo Corporativa
- Organizaçāo Residencial
- Organização Pessoal
- Organização Pós-luto
- Organização de Eventos
- Organização de Mala de Viagem
- Organização de Mudanças
- Organização para Expatriados
- Organização para Récem-nascidos
- Organização para Récem-casados
- Organização para Idosos
- Treinamento de Empregados
- Consultorias
- Palestras
- Workshops
- Gestāo do Tempo e produtividade
Como funciona o trabalho da Personal Organizer?
O trabalho dessa profissional é completamente personalizado. Cada pessoa tem necessidades e objetivos diferentes. Para que ela consiga criar o projeto adequado, ele agenda a visita técnica (ou de avaliação) diretamente na casa da pessoa.
Ali, ela conversa com o futuro cliente, entende as necessidades, verifica os locais e os volumes a serem organizados. Após coletar todas essas informações, ela envia uma proposta de projeto personalizado e exclusivo.
Uma vez aprovado, será agendado o melhor dia para a execução do projeto, de acordo com o planejamento alinhado com o cliente. A entrega do projeto finaliza com o treinamento do responsável pela manutenção do serviço.
Como todo novo hábito, é preciso um período de adaptação. Por isso, é feita uma visita de retorno gratuita, em até 30 dias, para verificar a satisfação do cliente em relação as mudanças implementadas no local.